- Ecocardiografia é recomendada em todos os doentes em tratamento médico e invasivo: ETE intra-operatório é obrigatório durante cirurgia e contraste ecocardiográfico intra-coronário é obrigatório durante ASA.
- Quando se considera terapia de redução de gradiente (miectomia cirúrgica ou ASA), a RMC permite informação anatómica e patofisiológica detalhada àcerca do mecanismo da obstrução do TSVE e/ou RM com impacto na escolha do procedimento (cirurgia vs. ASA) e no tipo de cirurgia (substituição valvular vs reparação dos folhetos, cordas, MPs).
- TC pode ser usada para avaliar a distribuição anatómica das artérias septais antes de ASA. TC é uma alternativa quando as imagens ecocardiográficas são inadequadas e a RMC é contra-indicada
- O uso por rotina de técnicas de imagem nucleares para a avaliação de procedimentos terapêuticos (não-invasivos e invasivos) não é recomendado em doentes com MCH. Pode ser usado quando existam limitações técnicas, falta de acessibilidade ou contra-indicações para ecocardiografia, RMC ou TCC.